PTESEN
 
Obrigado.

 

Design Projects

Maria Cadarso

Sustainable Communication Design: principles & practice

No geral, o objectivo desta investigação é identificar como os Designers de Comunicação podem contribuir para um desenvolvimento sustentável através de uma prática do design mais ético e mais de acordo com as limitações que o planeta e os seus frágeis equilíbrios nos impõem. No particular, trata-se de estudar a metodologia projectual dos Designers de Comunicação, de forma a identificar “filtros”, “condicionantes”, “indicadores”, etc. que permita levar a um exercício da profissão mais ético e responsável, consciente das suas acções e consequências, nas três vertentes: ecológica, social e económica.

 

António Lacerda

Sistemas de Identidade Visual Institucional. Gestão e Design dos Signos Identificadores Gráficos

O objectivo desta investigação é analisar as correlações entre as dimensões identidade, marcas gráficas e a notoriedade da imagem e qualidade percebida de uma instituição. Neste contexto, desenhamos e apresentamos um modelo que pode ser consultado através da plataforma graphicbrands.org. Pretendemos que o modelo graphicbrands, permita o cruzamento de diversas variáveis de estudo, transmitindo resultados segmentados por diferentes indicadores, além de permitir obter as opiniões dos diferentes públicos destas instituições e identificar as variáveis que mais contribuem para a análise e avaliação de cada uma das dimensões referidas.

 

Maria Luísa Costa

Design para a inteligibilidade e fruição do património intangível - Itinerários poéticos na cidade de Lisboa

Na presente investigação, considera-se que o design tem um papel determinante na inteligibilidade e fruição património intangível, factores que contribuem eficazmente para a sua preservação. Pretende-se comprovar esta hipótese, através de um caso de estudo onde Lisboa é cenário para a poesia que sobre ela foi escrita. Tendo por suporte as novas tendências museológicas, será desenvolvido um projecto de design, que transformará a cidade num imenso museu a céu aberto, revelando o que de mais intangível ela possui. Este projecto e o seu respectivo suporte teórico, permitirão comprovar a importância do design na preservação do património cultural intangível.

 

Cláudia Nunes

DESIGN INCLUSIVO E ERGONÓMICO DE ESPAÇOS EXTERIORES Avaliação da percepção de seniores em relação aos elementos do design de jardim de lar

Este trabalho surge da escassez de estudos que avaliam a percepção de seniores, em
particular da população Portuguesa, em relação aos elementos do design de jardins de lar,
que influenciam o seu bem-estar. Considera-se que estes estudos são fundamentais para
os projectistas que desenvolvem trabalho na área, que se deparam com dificuldade em
encontrar não só informação sistematizada neste âmbito, como conhecimento científico
novo que possam usar na concepção e desenvolvimento projetual. Neste contexto, o
presente trabalho partiu da seguinte questão de avaliação: “Qual a percepção dos seniores
em relação aos elementos do desenho, de composição de jardim e às actividades de lazer
em jardim de lar?”.
Considerou-se logo à partida que num projecto desta natureza os parâmetros do
Design Inclusivo são fundamentais, sobretudo no que concerne à adaptação de
ambientes, equipamentos e/ou produtos à população-alvo sénior e segundo os parâmetros
da Ergonomia, no que respeita ao bem-estar, segurança, conforto e eficácia da interação
do idoso com o espaço (tirando partido da metodologia de Design Centrado no Utilizador).

 

Tiago Marques

O periódico Reconquista (1945-6): caso de estudo e proposta de design/projecto de base de dados

Esta investigação apresenta um resultado dúplice sobre a imprensa regional. Numa primeira parte, o objectivo central assenta no desmantelamento dos meandros que originaram o nascimento da imprensa albicastrense para, numa fase subsequente, propor um modelo de catalogação do case study — Reconquista (ano I, n.º 1 – 53) —, numa visão sobre características tipográficas. Esta proposta, convencionada através de uma classificação tipográfica adoptada, surge numa base de dados tipo-icono-bibliográfica.

 

José Miguel Gago da Silva

"A iconografia Musical como Pauta Rítmica de Montagem" - Desenvolvimento de sequência de aprendizagem"

As matérias de formação na área de motion design na relação entre vídeo e som focam campos distintos, para alunos de design de comunicação sem formação musical, importa desenvolver métodos de aproximação entre o vídeo e o som. O desenho* pode ser utilizado como forma representativa, criando uma ligação intuitiva com um elemento não visível, sendo desenvolvida uma base para uma futura relação técnica com o elemento auditivo.

 

*Os rabiscos e símbolos resultantes actuam como guias perceptivos, pois permitem um feedback de um conjunto de sinais, estabelecendo posições interpretativas e permitindo desenvolver possíveis correcções.

 

João Vasco Neves

Sistemas de signos para informação Turística

A proposta visa a elaboração de um sistema de signos específicos para informação turística, cuja função é promover e guiar o fluxo de visitantes do nosso país, contribuindo para o seu conhecimento e da cultura portuguesa.

 

O propósito do código visual proposto é o de completar as limitações expressivas das imagens e textos como código de uso nas mensagens turísticas, incorporando uma nova linguagem de signos universal e instantânea.

 

Pedro Paulo Oliveira

A neo-natureza da matéria metálica - O papel dos novos materiais metálicos na redefinição dos arquétipos simbólicos ocidentais sobre a matéria tradicional.

É objectivo desta tese demonstrar que a visão arquetípica que a humanidade tem sobre a família metálica se está a modificar e a dispersar, e, que essa nova acepção da matéria pode, e está já, a influir na actividade de projecto industrial.

Procurar-se-á demonstrar como os produtores/pensadores da cultura material e a sociedade em geral estão a “digerir” a contradição entre os estereótipos simbólicos de uma família de materiais em particular – o Metal – e a acepção que se tem das suas características tradicionais.

O concluir desta investigação deverá permitir compreender os mecanismos de interpretação inconsciente sobre o universo material que nos rodeia, com especial ênfase para a classe dos Metais. O objectivo último de descodificar o modo como a sociedade actual interpreta intuitivamente os diversos materiais metálicos é o de dotar os produtores de cultura material e a academia com bases cientificas para o projecto consciente dos significados implícitos na mensagem primária dos produtos ou ambientes – a mensagem dos materiais decifrada a montante da forma ou da função que estes materializam.

Copyright 2010
Daniel Raposo. All rights reserved.

Desenvolvido por
OLDQUEST